quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os símbolos da Liturgia Católica

Na postagem de hoje deixarei explicações sobre alguns símbolos que existem em nossa Liturgia e que por mais que o achemos belos, às vezes, não sabemos seus significados.



IHS - Monograma das iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significam: Jesus Salvador dos homens. Empregam-se sempre em paramentos litúrgicos, em portas de sacrário e nas hóstias.




Alfa Ômega - Primeira e última letra do alfabeto grego. No Cristianismo aplicam-se a Cristo, princípio e fim de todas as coisas. Baseando-se nas palavras próprias de Cristo, no Apocalipse: Ego sum alpha et omega, primus et novissimus, principium et finis. [Vulgata, Apocalipse 22.13] Eu sou o alfa e o ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.


O peixe – símbolo de Cristo. No início do Cristianismo, na Igreja Nascente, em tempos de perseguição, o peixe era o sinal que circulava entre os cristãos para representar o Salvador. É que as iniciais da palavra peixe na língua grega – IXTYS – explicavam quem era Jesus: o Cristo, Filho de Deus Salvador. Em tempos de perseguição e na cultura grega da época o símbolo fazia mais sentido. Hoje estamos longe dessa realidade e isso dificulta a sua compreensão.


Estas letras, do alfabeto grego, correspondem em português a C e R. Unidas, formam as iniciais da palavra CRISTÓS (Cristo).


Coordenador da Catequese - Haroldo Gonçalves de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário